Thursday, February 24, 2011

Oportunidade de intercâmbio nos EUA.

Programa Líderes Internacionais em Educação -International Leaders in Education Program (ILEP)

Comunicamos a abertura das inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP). Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos estabelecidos.
As inscrições devem ser encaminhadas, impreterivelmente, até o dia 15/03/2011 a esta Coordenadoria, Praça da República, 53 sala 65B, Centro, São Paulo/SP, CEP 01045-903 aos cuidados de Ana Beatriz Pereira.
Os formulários que devem ser preenchidos estão anexados. Este ano, a documentação de apenas 5 candidatos, pré-selecionados, serão enviados para a seleção final.
Pré-requisitos:

- Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;
- Estar atualmente trabalhando em sala de aula;
- Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
- Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;
- Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP;
- Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
- Ter fluência oral e escrita em inglês;
- Ser cidadão brasileiro;
- Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

Processo seletivo:

Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 15 de março de 2011. Entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado e/ou acessar o site da Secretaria para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo no seu estado. Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

Atenção! Toda a documentação, abaixo discriminada, deverá ser entregue, impreterivelmente, ao Coordenador do Programa em seu Estado, que encaminhará ao Consed. Não serão aceitas inscrições feitas por outro intermédio.

IMPORTANTE: Não serão aceitas as inscrições de candidatos que enviarem o seu material diretamente para a Embaixada Americana e/ou o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:

- Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
- Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
- Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
- Fotografia colorida recente.

Cronograma do programa:

- 15 de março: Prazo nos estados para o recebimento do material completo dos candidatos.

- 25 de março: Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada.

Os seguintes estados poderão selecionar até 5 (cinco) candidatos para o processo seletivo nacional:
· Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal*, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte*, Rio Grande do Sul* e São Paulo.
(*Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP).

Os seguintes estados poderão selecionar até 2 (dois) candidatos para a competição nacional:
· Acre, Alagoas*, Amapá*, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará*, Paraíba, Piauí, Rondônia*, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
(*Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP.)

- 31 de março: Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA (via e-mail:
ilepbrazil@gmail.com) o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional (serão considerados para esse processo apenas as inscrições do número acima de candidatos por estado).

- 08 de abril: A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).

- Até o dia 30
de abril: Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).

- 13 de maio: Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.

- 25 a 27 de maio: Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.

- Início de junho: Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.

- até 15 de junho: Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.

- Agosto: O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.

- Setembro: IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa.

- Outubro: Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.

- Novembro: Orientação pré-partida em Brasília.

- Dezembro: Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.

- Janeiro de 2012: Viagem para aos EUA.

- Final de maio
De 2012: Retorno dos professores ao Brasil.

- A partir de
Agosto de 2012: Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.”

Atenção! Os formulários para preenchimento foram disponibilizados, via email a todas Unidades Escolares de Ensino Médio da Região de Lins no dia 16/02/2011, ofício nº169/2011-GDRE.

Participate, teachers!!! It's worth it!

Hugs,

Eliane Graciela


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