* Correção vídeo, agora a inscrição está aberta para o Programa JE 2017:
Pré-inscrição até 19 de agosto de 2016! Observem o cronograma...
Criado em 2002, o programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.
Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
Pré-requisitos
-Ter nacionalidade brasileira;
-Ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 10/01/2017 e não -poderão ter mais de 18 até 05/02/2017);
-Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias);
-Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
-Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
-Ser aluno do ensino médio na rede pública;
-Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
-Ter excelente desempenho escolar;
-Ter perfil de liderança e iniciativa;
-Ser comunicativo;
-Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
-Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, ALÉM DE comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
Acesse a página do Programa Jovens Embaixadores no facebook:
Formulário de inscrição:
Vídeo:
Notícia: aluno da DE de Lins selecionado para o Programa Jovens Embaixadores 2015
Cronograma:
FASE 1 – do lançamento do programa até 19 de agosto:
Via Facebook do programa: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores
, os interessados preenchem o pré-cadastro
online e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se se enquadram nos pré-requisitos básicos do programa e
se foram ou não aprovados para a ETAPA 2:
- “Aprovado para a ETAPA 2”: O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no
processo seletivo e um “link” para acessar o seu formulário de inscrição.
- “Não aprovado para a ETAPA 2”: Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-
requisitos necessários para a participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.
FASE 2 – até o dia 26 de agosto:
O candidato deverá:
concluir o preenchimento do formulário de inscrição online;
selecionar a instituição parceira mais perto de sua casa e no mesmo estado onde reside, para onde toda a sua
documentação será enviada via internet. Caso o candidato não resida no mesmo estado onde estuda, é possível
selecionar uma instituição parceira do estado onde estuda;
carregar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
clicar em “formulário concluído”.
IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um
documento ou uma nova informação. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 26 de agosto.
Depois desta data os candidatos não terão mais acesso ao link para o formulário online.
Ao enviar o formulário de inscrição, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com
sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira
selecionada.
FASE 3 – até 09 de setembro:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.
IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do
programa, somente a instituição parceira poderá fazer qualquer alteração em seu cadastro e/ou substituir um ou mais anexos,
caso necessário.
Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira deverá clicar em:
- “Aprovado para a ETAPA 4: Exame escrito”
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, que ocorrerá no dia
16 de setembro, das 14:00 às 17:00, horário de Brasília. O local exato do exame será informado pela instituição parceira
escolhida pelo candidato.
- “Não aprovado para a ETAPA 4”
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-
requisito(s). IMPORTANTE: A instituição parceira deverá, necessariamente, indicar qual dos pré-requisitos o
candidato não preenche. Só será possível fechar a tela após o preenchimento desse campo.
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IMPORTANTE: Caso o candidato tenha sido aprovado para a Etapa 4, mas não tenha sido contatado pela instituição
parceira (por e-mail ou telefone) até o dia 13 de setembro, ele(a) deverá entrar em contato com a instituição para confirmar o
local de realização da(s) prova(s).
FASE 4 – 16 de setembro (das 14:00 às 17:00, horário de Brasília):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14:00-17:00 – horário de
Brasília).
FASE 5 – até o dia 30 de setembro:
Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores
e selecionam os estudantes que participarão da competição nacional, respeitados os limites máximos para os estados*.
Após a seleção, a instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do(s) candidato(s)
selecionado(s) e, ao final, clicar no botão:
- “Semi-finalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que
participará da competição nacional por uma das 50 vagas do Programa Jovens Embaixadores.
*Ao aprovar candidatos para a competição nacional, deve-se observar o seguinte:
Estados com até 2 instituições parceiras = Até 04 (quatro) candidatos
Estados com até 03 instituições parceiras = Até 03 (três) candidatos
Estados com 4 ou mais instituições parceiras = Até 02 (dois) candidatos
Caso o candidato não tenha sido selecionado para a competição nacional, a instituição parceira deverá clicar em:
- “Não aprovado na ETAPA 5”: Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá.
Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação do
candidato nesta etapa. IMPORTANTE: Só será possível fechar a tela após o preenchimento do motivo.
IMPORTANTE: Nesta fase, as instituições parceiras devem, necessariamente, aprovar ou reprovar TODOS os candidatos
que realizaram as provas.
FASE 6 – até 21 de outubro:
Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reúne-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os
novos Jovens Embaixadores.
FASE 7 – até 28 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017.
FASE 8 – Outubro/novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados
Unidos em janeiro de 2017, conforme orientações da Embaixada dos EUA.
FASE 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados
Unidos.
FASE 10 – 10-13 de janeiro de 2017:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.
FASE 11 – 13 de janeiro de 2017:
Embarque para os Estados Unidos.
FASE 12 – 14 de janeiro-4 de fevereiro de 2017:
Programação em Washington-DC e estados-anfitriões.
FASE 13 – 5 de fevereiro de 2017:
Chegada dos Jovens Embaixadores no Brasil
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