Saturday, September 1, 2012

Atenção, Jovens Embaixadores!!!






PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES – 2013

CRONOGRAMA




FASE 1 – do lançamento do programa até 26 de agosto:
Os interessados acessam o formulário de inscrição via www.jovensembaixadores.org/2013, respondem à ficha de inscrição online e recebem uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e foram aprovados ou não para a ETAPA 2:
-          Aprovado para a ETAPA 2”:  O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.
-          Não aprovado PARA A ETAPA 2”:  Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.

FASE 2 – até o dia 02 de setembro:
O candidato deverá:
Ø  concluir o preenchimento do questionário preliminar;
Ø  selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;
Ø  fazer o upload da foto e de TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
Ø  concluir o processo online.

IMPORTANTE:  O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento.  Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 02 de setembro.  Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link.

Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou.

FASE 3 – até 12 de setembro:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos. 

IMPORTANTE:  Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.

 Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira clicará em:
-          Aprovado para a ETAPA 4:  Exame escrito
o   O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 21 de setembro.  O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.

IMPORTANTE:  Assim que a instituição parceira aprovar o candidato para a ETAPA 4, ela deverá enviar para ele(a) um e-mail (solicitando confirmação de recebimento) informando:
Ø  a data (sexta-feira, 21 de setembro);
Ø  o horário (14 às 17 horas – horário de Brasília) e;
Ø  o local (endereço completo e telefone do local onde será realizado o exame oral)

-          Não aprovado para a ETAPA 4
o   O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s).

FASE 421 de setembro (entre 14h00 e 17h00 – horário de Brasília):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília).

CRONOGRAMA INTERNO DA SEE

FASE 5 – até o dia 01 de outubro:
Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e seleciona um estudante, por DER, que participará da seleção via órgão central (CGEB/CPRESP) para ser “Semi-finalista”, via Secretaria de Estado da Educação e assim, participar na competição nacional, via Embaixada Americana.
Não esquecer de anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato.

ATENÇÃO: Ao enviar o seu candidato, para a SEE/CGEB/CPRESP não clicar no botão “Semi-finalista”, pois esta seleção será realizada pela equipe Parcerias do CPRESP.
Os candidatos que não forem selecionados deverão ser informados, pela DER.
-          Não aprovado na ETAPA 5”:  Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá.  Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira (no caso, a DER) explique em breves palavras o motivo da não-aprovação dele nessa etapa. 


- até o dia 08 de outubro: A CGEB/CPRESP/Equipe Parcerias deverá selecionar entre os 91 candidatos das Diretorias de Ensino os 04 semi-finalistas e encaminhar a documentação para a Embaixada Americana e, ao final, clicar o botão “Semi-finalista”.
-     Semi-finalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e    que participará na competição nacional às 35 vagas do programa.
-          Não aprovado na ETAPA 5”:  Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá.  Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação dele nessa etapa. 

FASE 615-17 de outubro:
Comitê de seleção da Embaixada reúne-se para analisar o material dos candidatos e selecionar o próximo grupo de Jovens Embaixadores.

FASE 7 – Até 30 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013.

FASE 8 – Outubro/novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2013.

FASE 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.

FASE 10 – 09 a 11 de janeiro de 2013:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

FASE 11 11 de janeiro de 2013:
Embarque para os Estados Unidos.

FASE 12  12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013:
Programação em Washington-DC e estados-anfitriões.

FASE 13 – 03 de fevereiro de 2013:
Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.

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